segunda-feira, 4 de abril de 2011

Felicidade


Palavra simples de significado tão complexo, que só se sabe que quer ser feliz, mas pergunte à mesma pessoa o que é felicidade que ela não lhe saberá responder.  E se ela arriscar, dirá a versão dela. Porque cada pessoa tem conceitos e valores diferentes.
Digo, como disse Santo Agostinho, sobre a definição de tempo: “Se ninguém me perguntar eu sei, porém, se quiser explicar a quem me perguntar, já não sei"[i]... sabe?! Eu diria o mesmo sobre felicidade, porém, questões básicas devem ser colocadas em evidência no que se refere a vida a dois, casamento, namoro, amizade... seja lá o que for, as relações existem e com elas as dificuldades de convivência.
Aí são “n” questões que fica pequeno o espaço pra citá-las.
“ah somos amigos a muito tempo”,
“ele foi o primeiro homem da minha vida”,
“se eu terminar ela se mata”,
“a família dela é muito boa”,
“estou por meus filhos”,
“já estou acostumada e não me habituaria de outra forma”,
“ele me trai e eu sei, mas sei que ele não me deixaria”, blá, blá, blá...  
E essa tal felicidade? Será que ela existe nessas situações? Para essas questões eu diria, respectivamente:
“algumas amizades não duram pra sempre”,
“porque foi o primeiro, não se obriga a ser o último”
“ela não vai se matar, e se isso acontecer, não se culpe, você não é dono da vida de ninguém”,
“a família é boa, mas se a relação não é, de nada adianta”,
“seus filhos vão crescer, vão viver a vida deles... e a sua vida??”,
 “Desacostume-se! Ninguém nasce sabendo andar e falar, tudo se aprende”,
“não finja felicidade, ou uma falsa potência, se ele te trai ele já te deixou a muito tempo...”, bla, bla, bla....
Eu costumo dizer que o a nossa vida é inteiramente voltada para essa busca, tudo que fazemos é pelo prazer de fazê-lo. E se a felicidade é um sonho ou utopia, por que nos vestimos de máscaras e levamos a vida de forma fingida, mentirosa, se enganando, e enganando os outros? Não creio nisso!
Posso ser utópica, mas faço o que gosto, vivo com alguém que amo e amo ser amada, e se desse pra medir, cada segundo junto é mais um centímetro da minha felicidade que se constrói, ou melhor, que construímos juntos, vivendo de verdades, buscando não se enganar com os sentimentos, nem fingir vida boa... a nossa vida é boa porque é mesmo.            




Nenhum comentário:

Postar um comentário